quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

ZeHn Bier - "Chopp com Espírito de Alegria"

Estive no dia 4 de fevereiro na Cervejaria ZeHn Bier (http://www.cervejariazehnbier.com.br/), em Brusque, região do vale do Itajai.

Uma casa diferenciada tanto pelo seu atendimento, quanto pelo alto astral.
A Cervejaria ZeHn Bier foi fundada em 2003 pela família Zen, uma das mais tradicionais de Brusque.
O nome ZeHn foi dado a partir de uma alteração do sobrenome da família, acrescentando um H, que corresponde à primeira letra do nome do empresário Hylário Zen, autor da idéia e líder do projeto.
Desta forma a palavra "ZeHn" (que quer dizer "dez" em alemão e cuja pronúncia é "tzehn") foi incorporado à cervejaria e ao nome do próprio chope.

O bar/restaurante da Cervejaria nas noites de quintas-feiras é ponto de encontro de muita gente bonita e agradável. E durante a semana oferece um cardápio diferenciado, que alia a culinária alemã a pratos inovadores.

A ZeHn Bier produz em torno de 60 mil litros por mês de chopes pilsen, bock e porter, incluindo o chope engarrafado (sem transformá-lo em cerveja!). Ou seja, a bebida não é pasteurizada, o que exije consumo rápido e tendo que ficar acondicionado em geladeira.

O que garante a qualidade das cervejas produzidas pela ZeHn é a obediência à chamada "Lei de Pureza Alemã - a Reinheitsgebot", uma norma promulgada em 1516, na região da Bavária. A regra determina que apenas 4 ingredientes podem ser usados para se fazer uma boa cerveja:malte derivado da cevada, lúpulo, fermento e água.

Curt Zastrow é o master Mestre Cervejeiro da ZeHn Bier, que é conhecido e reverenciado em todo país, pois durante 38 anos trabalhou na Cervejaria Antártica de Joinville, dos quais, nos últimos 26 anos como mestre cervejeiro, produzindo chope que durante anos e anos foi líder de vendas e preferência no mercado nacional.

Tive a oportunidade de degustar a Pilsen e achei um ótimo chopp. Bem mais leve e com menos amargor que o Eisenbahn. De coloração dourado e turva por não sofrer processo de filtragem. Teor alcoólico de 4,6% e aroma de pão.

Quero deixar aqui o meu agradecimento pelo fantástico atendimento que recebi nesta Cervejaria e um forte abraço para o Henrique e o Guilherme.

Ein Prosit!

Chrystian C. Pimentel








quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Chrystian Pimentel Visita a Eisenbahn para Degustar a Nova LUST Prestige

Estive no dia 29 de janeiro na Eisenbahn, em Blumenau, para degustar a nova cerveja LUST Prestige.
Fiquei impressionadíssimo com o resultado final desta cerveja. Não tem nada que se pode comparar a não ser as outras cervejas desse tipo, como a DeuS e a Malheur Bière Brut…
Nome mais feliz e apropriado não poderia ter sido escolhido, visto que “lust” em alemão significa “desejo”. E posso confessar que eu a desejo dia e noite!
Muito bacana foi ter podido trocar algumas palavras e elogiar pessoalmente o dono desta deliciosa criação:Jarbas Mendes.


A Eisenbahn Lust Prestige é feita a partir da própria Strong Golden Ale que depois da fermentação pelo método convencional, sofre uma segunda fermentação na garrafa em uma vinícola (método champenoise).
Após essa fermentação, entra na etapa chamada cuvèe, que no caso da Lust Prestige dura 1 ano (LUST normal é de 3 meses).


Com isso, apresenta paladar mais seco e aromas amanteigado, de brioche e tabaco. Uma cerveja aromaticamente mais complexa!
Apresenta perlage fino e numeroso com espuma cremosa e generosa.

Combina com ostras, comida japonesa, sobremesas e pratos finos.
Harmoniza com os queijos gouda, gruyère, chevrotin, pont l\'evèuqe e parmesão.

Citada na revista norte-americana Imbibe e por Ed Motta aqui no Brasil, a cerveja brasileira feita pelo método de champanhe continua fazendo sucesso dentro e fora do país.À venda nos Estados Unidos a “champagne-style Brazilian”, segundo a publicação Imbibe, foi comparada aos vinhos e sugerida para festas e comemorações. No Brasil, em uma recente matéria divulgada, Ed Motta elegeu como uma das melhores entre as nacionais. O músico, e amante de vinhos e das cervejas belgas, rendeu-se ao sabor e a sofisticação da espumante catarinense.

Gostaria de deixar um forte abraço à todos da Eisenbahn que sempre recebe seus visitantes com um excelente e cordial atendimento.