sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Edelweiss:The Best So Far!

A Confraria Cheers Beers reuniu-se na sexta-feira (07.12.07), para realizar a tão esperada degustação da cerveja Edelweiss Weissbier.
Foi disponibilizado 10 garrafas de 330ml.

Enquanto aguardávamos as cervejas atingirem a sua temperatura ideal, Christian Bonotto contou-nos um pouco sobre a história e lendas a respeito de Edelweiss.
E, antes de descrever nosso relato da degustação, faço questão de repassar a vocês logo abaixo estas informações do nosso colega confrade.


A Edelweiss (Leontopodium alpinum) é uma flor branca que nasce nos Alpes da Europa na região da França, Itália, Suíça, Iugoslávia e Áustria, onde, tradicionalmente, se tornou o símbolo do país.

É uma flor de climas extremos, portanto, nasce nas porções mais altas e frias das montanhas.

Existem muitas lendas sobre ela, Existem muitas lendas relacionadas a esta flor, por exemplo, que ela adveio das lágrimas de uma jovem virgem. Outra lenda diz que um rapaz, quando apaixonado por uma garota, deveria escalar a montanha, numa expedição difícil e arriscada, pegar um edelweiss e trazê-lo para a amada como prova de seu amor.

Ainda hoje, no folclore austríaco, as danças e músicas tirolezas fazem referência a esta lenda e a tantos outros costumes.

A Edelweiss é uma planta protegida por lei.

Está presente nas moedas de euro austríacas (0,50c).Os generais suíços exibem Edelweiss em vez de estrelas para assinalar o seu estuto.

Palavra alemã que significa "branco nobre".

Vale lembrar que é simbolo do "Supremo Talismã do Amor".

Historicamente, o Edelweiss foi usado como símbolo do movimento jovem anti-nazista chamado The Edelweiss Pirates, nos anos 1930.

Mais tarde, em 1959, foi criado nos Estados Unidos o musical The Sound of Music, que conta a história da nobre família Von Trapp no período de avanço do III Reich. As canções são de Richard Rodgers e as letras de Oscar Hammerstein II - uma das músicas da peça é a Edelweiss. Este musical ficou conhecido no Brasil como o filme A Noviça Rebelde.




Avaliação Degustação:

Edelweiss Weissbier é uma cerveja de trigo, que conta com a água alpina e a flor Edelweiss em sua composição.

Impressiona a primeira vista pela sua garrafa diferenciada, onde se destaca na sua base, e em alto relevo, os glaciares alpinos austríacos. No fundo a grata surpresa da flor Edelweiss

O seu copo, em formato Weizen pequeno, é um dos mais belos que já vi. Em sua base temos, igualmente, os glaciares alpinos desenhados em vidro jateado.






No copo sua espuma é densa, consistente e estável.
O gosto além de harmônico, equilibrado e convidativo é REFRESCANTE!
O amargor perceptível, fino e agradável.
O sabor remanescente, aquele que fica na boca por certo tempo após completa ingestão. Suave e agradável...
E o que mais marcou na sua degustação:o aroma. INESQUECÍVEL!
É como estar bebendo uma Tripel Karmeliet+Franziskaner. Espetáculo!!!!
Nota 10.
Assim, Edelweiss é uma cerveja única, saborosa, refrescante e de paladar marcante.
5,0%vol.

Parabéns Bonotto!

2 comentários:

Paulo Feijão disse...

Olá Chrystian

Bela descrição da Cerveja hein, esta cerveja ainda estou a experimentar, fiquei um tempo sem máquina digital pras fotos, mas amanhã estará aqui, dai sim comprarei uma.
Muito legal, parabéns.

Izinha disse...

Ola Chrystian
Tive a oportunidade de experimentar a Edelweiss. Realmente uma cerveja de sabor inigualavel... Se servida no copo, temperatura e compania ideais torna-se realmente uma experiencia sem precedentes!!